Pesquisar este blog

quinta-feira, 23 de julho de 2009

Leguts

Leguts é antigo como esse autor que vos fala madame, é da época em que se usava lança-perfume no meio da rua no carnaval, da época em que os carros eram movidos a gasogênio, da época em que o Lamartine Babo compôs o hino do Flamengo, da época em que o Senado atuava somente no atacado. Leguts é uma gíria, que significa o mesmo que o indefectível "di boa" da garotada de hoje, ou o "jóia" ou "joinha" dos tiozinhos, ou o "legal" universal. Leguts é um galicismo, neologismo, sei lá eu, que deriva do francês "goût", que significa gosto (substantivo madame, não o verbo!). Então inventaram que "le goût" era "o gosto", que seria dito sempre com aquela puxadinha de orelha e uma lambidinha nos beiços, depois de degustar aquela feijoada... E no português ficou sendo leguts, que nada tem a ver com legumes. Se bem que legumes no vapor acompanhado de um grelhado é leguts também! Quanto ao blog, mesmo com esse nome e essa apresentação não sei se para quem lê será leguts, mas para quem vos escreve, moçadinha, será uma diversão.

6 comentários:

  1. Leguts, Olívio!

    Gostei bastante deste post de estreia e tb de saber a origem dessa simpática gíria. Olha que eu já usei, mas ainda não tinha me tocado que vinha do francês!

    Um abração

    ResponderExcluir
  2. Eu sabia que vinha do francês, mas sempre achei que leguts fosse uma piada interna dos meus pais... Que venham outros posts informativos como este! :-)

    ResponderExcluir
  3. Leguts demais, Oliver!!!
    "Vou estar lendo" e com certeza "vou estar gostando" por demais disso aqui!!! ahahah...

    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  4. Grande Olívio! meus parabas pelo blog.
    Realmente Leguts é do nosso tempo, em que se amarrava cachorro com linguiça!

    Muita coisa mudou neste mundo de lá prá cá, menos esta raça f.d.p que são a maioria dos políticos.

    O jeito é Jânio, ops, digo, o jeito é não votar em ninguém. Ou fazer como a sugestão da também antiga Rita Lee, de fazer uma espécie de Big Brother de políticos...

    Um agrande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Você é o Leguts da minha vida!

    ResponderExcluir